ESTÉTICA CIENTÍFICA

ESTÉTICA CIENTÍFICA

terça-feira, 19 de abril de 2011

MÁSCARAS COSMÉTICAS..

O QUE VOCÊ ENTENDE DE MÁSCARAS COSMÉTICAS?


a função das máscaras cosméticas e de embelezar e proporcionar a sensação de rejuvenecimento facial.As propriedade ( talco, caulim, silicato de alumínio e outros) tem a a capacidade de absorver a oleosidade, ocasionar efeito tensora e até secativo tornando a pele mais limpa clara e com a sensação de frescor. Elas devem ter as seguintes propriedades:

. em forma pastosa,ceras géis ou plásticas, porem sem partículas arenosas, deveram ter uma secagem rápida dessa forma formando uma película sobre a pele, que deverá ser eliminada por despredimento ou pelo processo de lavagem.Existe as tensoras, refrescantes e outra, se atentando que deveram ser inócuas e não tóxicas

FALANDO SOBRE PELE..perguntas e respostas..

            PERGUNTA .....

PERGUNTA: Qual a principal função da pele?

RESPOSTA: A principal função da pele e impedir a entrada de microorganismo.



PERGUNTA: Porque uma proteína tem dificuldade em permear a pele?

RESPOSTA: Porque a proteína é uma molécula que apresenta um alto peso molecular,dificultando sua permeação através da pele.



PERGUNTA: Qual o mecanismo de fotoproteção natural que possuimos?

RESPOSTA: O bronzeamento,através da produção de melanina,o espessamento da camada córnea,o aumento desta camada auxilia na produção e o suor.



PERGUNTA: Porque o horário de 10:00 hrs as 16:00 hrs,é considerado o pior horário para se expor ao sol?

RESPOSTA: Porque é o horário em que os raios solares se encontram atuando perpendiculamente ao planeta terra,causando um maior contato com esta radiação nociva a nossa pele.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

SISTEMA MELANOCITÁRIO...

Formação do Sistema Melanocitário...

Melaninas faz produção através das células especializadas localizadas na camada basal,os melanócitos se juntam sobre a lâmina basal.Seu desenvolvimento ocorre verticalmente e lateralmente,tal desenvolvimento o permite fazer a penetração com os queratinócitos vizinhos.A melanização é a junção entre os melanócitos e os queratinócitos,esse processo ocorre com a junção de um melanócitos por trinta queratinócitos.

No pêlo humano os melanócitos estão localizados no bulbo piloso.A partir dos 40 anos a diminuiçao da síntese,referente ao número de melanócitos

quarta-feira, 13 de abril de 2011

UREIA..Emolientes e Umectantes...

A Ureia e um ingrediente muito encontrada na formação das loções hidratantes ou cremes,por ser uma substância (higroscópica) faz a absorção da água,com isso promove hidratação na epiderme.Tem em sua composição um PH normal,a ureia faz um leve descamação na pele,ocasionando dessa forma uma renoção celular,,sua composição tambem e encontrada em loções com fins em tratamentos de peelings faciais

segunda-feira, 11 de abril de 2011

QUAL O SEU TIPO DE PELE...

TIPOS DE PELE GRAU I ,II 
GRAU I -DESCRIÇÃO DA  PELE: Extremamente clara

EFÉLIDES:  Abundante

CABELO: Louro

OLHOS: Azuis,Verdes..
QUEIMADURAS: Muito forte de dolorosa.

BRONZEADO: Nenhum, porém apresenta muita vermelhidão.


GRAU II -PELE: Um pouco mais escura que do tipo I

EFÉLIDES: Pouco frequênte

CABELO: Louro acastanhado.

OLHOS : Cinza , castanhos claros, mel

QUEIMADURA: Continua sempre forte

BRONZEADO : E uma pele acetinada,raramente se bronzea.

MELANINA..

TIPOS DE PIGMENTOS CUTÂNEOS:
EUMELANINAS - São os escuros,formam as cores castanho,marrom,são encontrados na epiderme,cabelos pêlos.

FEOMELANINAS - São os castanhos-avermelhados,encontra-se nos cabelos rúivos,devido a presença do tricocromas (ferro).

COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA MELANINA

Possui uma estrutura química muito complexa devido a presença de uma enzima a TIROSINASE,sobre um aminoácido,a TIROSINA, que fará a produção de DOPA.Catalizada ainda pela TIROSINA a transformação de DOPA em DOPAQUINONA,presença de cobre e fundamental para que haja essa reação .Por fim a transformação da DOPAQUINONA.

Se a DOPAQUINONA se polarizar,transforma-se em EUMELANINA ( com a junção da cisteína) forma-se a FEUMELANINA

domingo, 10 de abril de 2011

TRICLOSAN

QUAL A FUNÇÃO ORGÂNICA DO TRICLOSAN?

E UMA SUBSTÂNCIA QUE INIBE A ATIVAÇÃO DOS MICROGARNISMO.ASSIM ELE E CAPAZ DE NEUTRALIZAR OS ÁCIDOS CARBOXÍLICOS DA TRASPIRAÇÃO E DO ODOR
QUE É UMA SUSPENSÃO AQUOSA.

FONOFORESE

FONOFORESE OU TAMBEM SONOFORESE,SÃO TERMOS USADOS PARA DESCREVER A HABILIDADE DO APARELHO DE ULTRA-SOM,EM FUNÇÃO DE OCASIONAR PENETRAÇÃO DE ALGUNS ATIVOS ATRÁVES DA PELE

sexta-feira, 8 de abril de 2011

COSMETOLOGIA

SAIS OXIGENADOS X SAIS NÃO OXIGENADOS:


OXIGENADOS:

Bicarbonato de Sódio

Carbonato de Amônia/ de Cítio

Nitrato de Potásio/e Prata

Permaganato de Potássio


NÃO OXIGENADOS:

Cloreto de Amônia

Cloreto de Sódio

Fluoreto de Estanho

Iodeto de Sódio



obs: Podemos encontrar Sal em Cosméticos, procurar nos rótulos.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

ATIVOS

Os princípios ativos são na realidade substâncias biológicas e químicas (podendo ser sintética ou naturais).Com sua atividade devidamente comprovada e eficaz sobre a célula do tecido.O veículo e responsável pelo transporte,formação cosmética e pela garantia de penetração na pele. O Ativo tem a ação específica sobre a célula,podendo ser de várias formas nutrição ,cicatrzação,revitalização.outros.


os Ativos associados as formas veinculares precisam estar em sintônia(afinidade e estabilidade) para garantir um bom resultado final.Atraves do estudo da Cosmetologia podemos consultar Ativos e bioativos usados atualmente.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

BASE NA COSMETOLOGIA

BASE OLEOSA

Algumas substâncias usadas em cosméticos são insolúveis em agua,mais podem ser disolvidas por óleo,usada na base de formulação.Podemos encontrar os óleos vegetais na formulação de bases comuns.

Quando encontramos ingredientes pré disolvidos em agua eles podem ser parcialmente solúveis nos óleos ou ocasinando esse tipo de emulsão pode ser de como base agua e óleo ou vise-versa,podendo ser determinado através do espalhamento na pele o sentido do deslizamento e a sensação de oleosidade e hidratação.

BASE SOLVENTES

São os sólidos gases e líquidos usados na manipulação dos cosméticos,que não são solúveis em agua.